Volume de chuva em janeiro pode chegar a 420 milímetros em Santa Maria

 Após três dias de sol e temperaturas altas em Santa Maria, a chuva retorna com força na terça-feira à região. Segundo o Grupo de Modelagem Atmosférica (Gruma) da Universidade Federal de Santa Maria, foi registrado 39 milímetros na cidade. De acordo com a Somar, a previsão é que o tempo permaneça instável até sexta-feira, com a ocorrência de tempestades acompanhadas de vento. As pancadas devem dar uma trégua e retornar na terça-feira. A previsão é chover entre 200 a 300 mm até a próxima quarta-feira, quando devem ser registrados os volumes mais intensos.

O mês de outubro foi considerado o segundo mais chuvoso desde 1961, com 428,4 mm. De acordo com os meteorologistas, os próximos meses devem seguir chuvosos, com precipitações acima do esperado. O maior volume é esperando para janeiro, quando o acumulado deve chegar a 420 mm, 189% acima da média, segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia.

”Estamos em ano de El Niño, por isso já esperamos bastante chuva. Esse fenômeno muda a circulação dos ventos, permitindo a formação de instabilidade para a região Sul. Quando ele está ocorrendo, os volumes sempre são mais significativos. Quando o ano não é de El Niño, a chuva ficar na média”, afirma Fabiane. Já em fevereiro e março as precipitações permanecem acima da média.

Fonte: Diário de Santa Maria

Fonte: Somar Meteorologia

Fonte: Somar Meteorologia

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.