Agricultura brasileira deve bater recorde na safra de grãos 2015-2016

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o terceiro levantamento da safra de grãos 2015-2016, e a estimativa é de que a produção deve chegar a 211 milhões de toneladas. O relatório aponta um aumento recorde de 3,2 milhões de toneladas em relação à colheita anterior. De acordo com a Conab, o destaque é produção de soja, que apresentou o maior crescimento absoluto, com estimativa de 6,2 milhões de toneladas, numa safra estimada de 102 milhões de toneladas.

Foto: Reprodução

De acordo com a Conab, o destaque é produção de soja, que apresentou o maior crescimento absoluto, com estimativa de 6,2 milhões de toneladas. Foto: Reprodução

Segundo o diretor de Política Agrícola e Informação da Conab, João Marcelo Intini, o resultado positivo registrado no levantamento é reflexo da manutenção dos investimentos em tecnologia e apoio nas vendas do setor. “Sempre está havendo o incremento na qualidade das lavouras do Brasil”, garante Intini.  De acordo com o diretor, o padrão tecnológico sobe, a disponibilidade de crédito e políticas de apoio à comercialização se mantiveram por todo este ano.

A previsão de safra recorde cria a expectativa de aumento na exportação de grãos, pois as vendas poderão fazer a diferença na economia brasileira em 2016. “Essas conjunturas internacionais têm favorecido a exportação desses produtos brasileiros. Isso traz divisas e melhora o saldo da balança comercial”, ressalta Intini.

Além da soja, o levantamento da Conab registrou ainda uma expectativa de uma superprodução também para o milho segunda safra, que pode ultrapassar 54 milhões de toneladas.

Fonte: Sptunik Brasil

 

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.